terça-feira, 5 de abril de 2011

HISTÓRICO

PROJETO 4 VARAS
Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária

O nascimento de uma comunidade.

Os moradores estavam reunidos e a pauta da reunião era decidir um nome para a comunidade. Foram sugeridos vários. Terra Prometida gritou um deles. Jardim das Oliveiras gritou outro. Quatro Varas, falou um senhor. Todos olharam para ele, meio assustados e sem entender o porquê daquele nome.
Segundo a lenda, há muito tempo, um homem já muito velho, perto de morrer, chamou seus quatro filhos e mandou que eles fossem à floresta e trouxessem uma vara cada. Quando eles chegaram, o velho pediu que cada um quebrasse sua vara e eles o fizeram com a maior facilidade. Depois, o ancião amarrou-as com uma corda e mandou que os filhos tentassem quebrá-las novamente. Nenhum deles conseguiu e o velho disse: meus filhos, eu não tenho riquezas nem bens para deixar para vocês. Apenas essa lição. Enquanto vocês estiverem unidos, nada nem ninguém vão conseguir quebrá-los, separá-los. Mas se vocês se separarem, ficarão fracos. Depois dessa história, todo mundo aplaudiu a sugestão do velhinho e fundaram a Comunidade de Quatro Varas. Atualmente, conta com uma população de cerca de 12.000 habitantes e é uma das 110 comunidades organizadas do Pirambu, a segunda maior favela do Brasil, com uma população estimada em 250.000 pessoas.

6 comentários:

VATICANO ON LINE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Serrano disse...

Boa história!

Um brasileiro disse...

ola. tudo blz? estive aqui dando uma olhada. muito legal. apareça por la. abraços.

Um brasileiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Boundless Technologies (Pvt) Ltd. disse...

Always so interesting to visit your site.What a great info, thank you for sharing. this will help me so much in my learning.
security equipment

Alfredos & Osvaldos disse...

Ótimo o seu blog e parabéns! Me mantenha atualizado dos seus posts...
Abraço

Twitter: @maskaradu