quinta-feira, 7 de março de 2013

CALDA DE CHOCOLATE






MOLHO OU CALDA DE CHOCOLATE DA TIA LIA

INGREDIENTES:

1 ovo inteiro
1 xícara pequena de nescau
1 xícara pequena de açúcar
1 xícara pequena de leita
1 colher de sopa de manteiga ou margarina


MODO DE FAZER:

Bater o ovo com um garfo e colocar todos os ingredientes em banho maria ou na própria panela em fogo baixo. Mexer até engrossar. Assim estará pronto um delicioso Molho de Chocolate. Poderá ser usado para colocar em cima de sorvete, dentro e por fora de uma tapioca, dentro e fora de uma panqueca ou crepe.


Pode fazer na hora de servir ou fazer antes, então esquentar no momento de servir a sobremesa. O importante é servir bem quente.


HISTÓRIA DA RECEITA:

Aprendi fazer esse molho ainda quando era solteira. Estávamos na sua casa e chegou uma visita inesperada. O Tommy foi até a padaria comprar sorvete de creme e minha sogra chamou-me para ir com ela para cozinha e ajudar no preparo da calda ou molho de chocolate. O sorvete foi servido e por cima a calda de chocolate.

Quando casei, fazia o mesmo. Sempre tinha no freezer um pote de sorvete, pois sempre recebíamos visitas e hóspedes. Então, era só ir rapidinho na cozinha, preparar o molho e preparar as taças.

Geralmente colocava a bola de sorvete, a calda por cima e enfeitava com o que tinha em casa. Já coloquei bis esmigalhado, granulado, bombons pequenos ou partidos, coco ralado, bolacha waffle e até bala de goma.

Quando servia como sobremesa, levava o sorvete no pote e a calda numa molheira e cada um servia o seu.

Uma vez quando morava no Tatuapé, meu marido telefonou dizendo que viria com uma colega de trabalho almoçar e então rapidamente fiz panquecas e o molho de chocolate e servi juntamente com uma bola de sorvete. Ficou delicioso!!!

Já morando no Ceará, fazia tapioca e servia com o molho de chocolate.

Receita fácil, rápida e pode ser usada em qualquer doce.

Nenhum comentário: