segunda-feira, 4 de março de 2013


CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DA MULHER!

"HOMEM DE VERDADE NÃO BATE EM MULHER"
SEJA UM HOMEM DE VERDADE VOCÊ TAMBÉM!

Uma luta contra a violência doméstica no Brasil.

Para mim, a violência doméstica não é só bater na mulher. Existem outros tipos de violências que atingem a mulher, que não é só agressão física.

Gritar com sua mulher é como se tivesse dando uns tapas nela. Homem que vive criticando a postura da sua esposa, está cometendo violência contra ela. Homem que exige demais, violenta. Homem que fala mais alto, grosseiramente, está nesta lista. Homem que cerca sua mulher, não dando a devida liberdade de fazer o que tem vontade, está agredindo-a. Homem que não aceita a opinião da esposa, já violou seus direitos de expressão. Homem que fica em casa lendo jornal, mexendo no celular, teclando na internet...sem fazer nada....esperando apenas a esposa servi-lo, servi-lo e servi-lo...está escravizando sua mulher. Homem que que não segura seu mau humor de manhã, está incomodando sua esposa. Homem que gruda na esposa e não a deixa ficar só, "estar só" e relaxar sozinha, está prendendo sua esposa no cárcere de sua alma.Homem que trai sua esposa, machuca a sua alma. Homem egoísta, prende sua esposa somente nos seus interesses. Homem rancoroso, é chibatada diária na vida da mulher. Homem que não valoriza sua esposa, ele mata a sua auto estima. Homem que proíbe a busca de sua intimidade com Deus... está machucando a Deus, que habita dentro da sua esposa.

Que tipo de Homem é este que ouvimos falar, vemos através dos olhos de nossas amigas, sabemos por outros sua conduta violenta de ser.

Comparo esse tipo de Homem com aquele que bate com suas mãos em sua mulher.

A diferença é que um machuca as emoções de sua esposa e o outro machuca o corpo.

Como acredito que o ser humano é integral, um só com três partes; corpo, alma e espírito.

Machucou uma parte da mulher, machucou toda ela.

Violência doméstica não é só aquela que ouvimos nos noticiários e lemos nas redes sociais, são também aquelas que ouvimos de amigas nos contando ao telefone ou escrevendo por e-mail.

Trabalhei como Assistente Social de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do sertão da cidade de Baturité, Ceará. Nos dois anos que estive neste local, ouvi muitas queixas da violência contra as mulheres. Depois de entrevistá-las encaminhava para outro órgão da prefeitura que especializado nestes casos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Mas como a mulher pertencia a minha área de atuação, acompanhava toda a ação de minhas colegas do CREAS e a família da mulher que era agredida pelo marido.

Muitos casos vi de perto. A justiça é lenta. Por causa da demora, a mulher fica com medo de retaliação do marido ou da família dele e volta atrás retirando a queixa registrada na delegacia. E continua sendo agredida...vem de novo conversar com os profissionais, é encaminhada aos órgãos de direito...vira então um circulo vicioso.

Foi feito uma pesquisa que indica que uma de cada cinco mulheres são agredidas no Brasil. E 80% dos casos, os agressores são os maridos ou namorados.

Então no dia 1º de Março, 2013, o Banco Mundial laçou uma campanha contra a violência doméstica e a 'titulou' de " Homem de verdade não bate em mulher". Personalidades brasileiras, como artistas da Globo se uniram pelo fim da violência.

Nós também podemos nos unir aconselhando as mulheres que sofrem abuso. Ensinando as jovens escolherem bem seus namorados e maridos, antes de casar. Escolher bem, é ficar de olho nele, ver como trata sua mãe, sua irmã, sua chefe, sua professora e suas amigas. Levantou um dia a mão para bater, não case, pois este homem já é violento.

Use sua profissão para ensinar, aconselhar, avisar, conscientizar mulheres sobre todo tipo de violência que podem sofrer. Também aconselhar homens "que não se bate em mulher". Mostrar aos homens que gritar, criticar, ofender...também é um tipo de violência.

Se um homem quer mudar seu jeito de ser violento, e não consegue, aconselhe a fazer terapia.


É impossível ficar indiferente com essa situação de violência contra a mulher!!!

Nenhum comentário: