quinta-feira, 7 de março de 2013

MOUSSE DE BANANA



MOUSSE DE BANANA DA VÂNIA



Vânia e eu na minha casa no Ceará

INGREDIENTES:

- 9 bananas
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 9 colheres de açúcar
- 1/2 litro de leite
- 3 ovos

MODO DE FAZER:

Leva ao fogo 9 colheres de açúcar até derreter, junte as bananas. Misture o leite condensado, o leite e as gemas. Cozinhe tudo. Após ferver, desligar o fogo. Colocar o creme de leite e mexer bem. Bater as claras em neve bem duro e misturar ao mousse. Deixar esfriar e depois colocar na geladeira.

HISTÓRIA DA RECEITA

Quando mudei para Aratuba em 1999, fui morar numa casa que ficava em um sitio de bananas. Uma casa de fazenda antiga, as reformada. Quando avistei a casa, achei-a um pouco triste com a cor de tijolo. Na hora tive uma ideia colorida; pintar as paredes de amarelo e as colunas, parapeitos das janelas e madeiramento do telhado de azul rei.

Assim que mudei para minha casa amarela, cheia de roseiras pelo quintas e rodeada de bananeiras. Arrumamos a casa, colocamos plantas na varanda.....ela ficou linda e habitável.

Depois de uns dias de arrumação, iniciei o meu primeiro trabalho missionário: um grupo de mulheres para fazer aula de culinária uma vez por semana na minha casa. As convidadas eram amigas da minha secretária que moravam no vilarejo São João. Pois minha casa distava 10 km da cidade. Muito das receitas que ensinei foram as que aprendi com a Vânia. Quando acabei de ensinar todas receitas, telefonei para ela, pedi outra receita fácil. Ela ensinou o Mousse de Banana. Uma receita boa para a região que tem muitas bananas.

Nenhum comentário: