quarta-feira, 18 de outubro de 2017

MESA POSTA

COMO AMO ARRUMAR A MESA


Nasci em uma casa que a Mesa era posta todos os dias  com
muito esmero. Minha mãe era muito caprichosa. Desde  o
café da manhã até o jantar e os lanches eram colocados na
mesa  bem posta e todos ao redor dela.

Era o momento sagrado de família, da comunhão, do amor
sendo praticado desde a comida feita, mesa posta ....


 Momentos em que cada um da família contava todo o seu dia, dizia seus sonhos, segredos e histórias.

Quando estava para casar e fui fazer a lista de presentes, escolhi muitas louças de mesa, para café da manhã, almoço e jantar e lanches.
Para minha imensa gratidão dou aos amigos que me presentearam com esses artigos. 

Eu não sabia cozinhar, mas de mesa posta eu entendia muito bem, porque vivi essa cultura que veio de família.

Minhas mesas sempre foram muito bem postas, com amor e carinho pelo meu marido e para convidados. Cada dia eu variava de louça, toalha de mesa e jogo americano. Em São Paulo era fácil comprar flores naturais em feira de rua por preços ótimos. Então na minha mesa sempre haviam flores.

No início do casamento, a mesa era linda e comida horrível. Meu marido sempre foi maravilhoso, nunca reclamou e ao contrário me animava, ensinava, deu livros de culinária e incentivou-me a fazer curso de cozinha. 
Melhorei muito, mas não sou uma exímia cozinheira. Mas sou feliz e minha família também.







Hoje com 32 anos de casada, eu dedico a Mesa Posta pelos meus sentidos do dia. Minha intuição. Como enxergo o meu dia, assim fica a minha mesa.

Para o café da manhã, geralmente eu Posto a Mesa antes do dormir. Penso um pouco e escolho tudo o que vou precisar e trabalho rápido para arrumar a mesa. Se chego muito tarde ou cansada em casa, deixo para arrumar de manhã cedo ou minha secretária, que aprendeu a Mesa Posta,  faz para mim.

Tem dias que gosto do clássico, tudo combinando, louça que herdei da minha mãe e toalhas de linho ou renda.

Outros dias vou pela alegria e misturo cores e tipos de louça. Tem o momento rústico, o romântico, moderno, conceitual, cultural e assim posto minha mesa.

Sinto que meu marido e filha gostam de sentar em uma mesa bonita e cheia de novidades. 
Meus convidados também gostam e sentem homenageados com uma mesa posta para eles. Para visitas, sempre coloco um presentinho no lugar que vai sentar. 
Agora com internet, instagram, sigo Meseiras de todo o Brasil e aprendo muito.


As fotos que postei, foram de alguns momentos de Mesa Posta na minha casa. Momentos de almoço, um jantar romântico para meu marido, café, café da manhã e para chá.  
No próximo, falarei mais mais sobre o assunto e novas fotos.

ANTES E DEPOIS

ANTES E DEPOIS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Em 2015 e 2017


Iniciei o programa de uma reeducação alimentar no final do ano de 2015. Depois de uns 6 meses fui para uma nutricionista, Yasmim Bezerra e ela começou a acompanhar-me. Quando fiz 1 ano e alguns meses, pesando 53 K, a Yasmim achou que eu deveria engordar um pouco, porque ultrapassei da meta. Nesta foto do depois, em 2016, com 55 K.

Eu continuo na reeducação alimentar e quero que seja um estilo de vida. Sei que em Janeiro completarei 2 anos de dieta funcional e para alguns estudiosos, 2 anos é o tempo para uma pessoa viver essa novo estilo de vida saudável.
Espero chegar lá e continuar.



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

IDÉIAS DE COMIDA SAUDÁVEL




Em casa, na rua ou em restaurante.
Podemos comer comida de verdade e saudável. 
O importante é escolher!!!!








Exercícios no Domingo


 Além dos exercícios diários, que é caminhada ao ar livre e ergométrica em casa.... nos domingos saímos como  casal para caminhar no Parque Cocó, Andar de Bike na Beira Mar ou na UNIFOR  ou Praia.




 I


Alimentação Saudável


Alimentação Saudável é comer alimentos que tem nutrientes, que fazem bem para a nossa saúde. 
Alimentos naturais, sem aditivos, sem corantes, sem "nomes estranhos" nos ingredientes.
Alimentos que compramos nas feiras. Nas bancas. Nas fazendas. 
Alimentos que descascamos e não desembrulhamos do papel.
Alimentos que nossos avós comiam.
Verduras, Legumes, Óleos vegetais, Carnes,  frutas, grãos...
Alimentos que não são processados, mudados, transformados. 
Alimentos que nascem, frutificam, florescem.

Um prato de alimento saudável, é diversificado, colorido e planejado. Tem folhas, legumes, proteína, carboidrato.
Temperado adequadamente. Porção adequada para cada tipo de pessoa. Prato bem apresentável, cheiroso e gostoso.
Uma mesa posta com capricho, bonita e agradável aos olhos. 
Família sentada juntos à mesa, conversando e saboreando alimentos saudáveis.



sábado, 2 de setembro de 2017

A SAÚDE DO CASAMENTO


 A Arte de Ouvir e de Dialogar no Casamento



A arte de ouvir e de dialogar são uma das coisas mais importantes do casamento.  Uma maneira de demonstrar que amamos o nosso conjugue.

São duas artes: a arte de saber ouvir e a arte de saber dialogar. Uma complementa a outra, uma depende da outra. Quem não não aprende a ouvir nunca saberá conversar.



Muitos casais estão sofrendo no casamento porque não sabem ouvir e nem dialogar. Não existe diálogo.
Uns casais costumam falar o essencial, o que necessita para viver em uma casa.
Outros casais, sabem conversar sobre os filhos, dinheiro, filme, noticiário, política e outros assuntos rotineiros, mas não conseguem conversar sobre si mesmo ( sentimentos ).
Muitos casais tem algum segredo não revelado ao seu conjugue. Há os que tem medo de falar o que pensam. os que deixam de contar a verdade, os que julgam sem ouvir o outro e os ofendem.

Quando eu tinha 18 anos, no início do namoro com meu marido, nós conversamos sobre a importância do diálogo. Resolvemos colocar o diálogo como um pilar importante em nosso relacionamento. Fomos treinando nossa maneira de comunicação, para que fosse a mais aberta possível. Aprendemos a arte de saber falar e saber ouvir. No namoro começamos a conversar sobre todos assuntos e principalmente o que vinha do mais íntimo de nossos corações. E até hoje, 40 anos juntos, 8 anos de namoro e 32 anos de casamento, temos um diálogo aberto. Rasgamos nossos corações um para o outro. Temos a intimidade de falar tudo o que sentimos ou pensamos. Abrimos nossas emoções, falando dos medos, receios, sonhos, problemas, dores, alegrias, alegrias. Contamos nossa história de vida, toda nossa história. Nosso diálogo é mesclado entre passado, presente e futuro.

Mas também aprendemos a ficar quietos e ouvir o outro. Ouvir com o ouvido físico e com ouvido emocional. Parar, olhar nos olhos e ouvir. Sentar com calma e ouvir com interesse. Deixar tudo de lado para ouvir com cumplicidade. Ouvir sem julgamento. Ouvir sem brigar. Ouvir sem perder a paciência. Ouvir é uma arte a ser aprendida e uma ótima ferramenta para ter um casamento equilibrado.

A nossa personalidade é como uma grande casa. Muitos conjugues conhecem somente a sala de visita da casa. Entra, visita e sai. Mas na casa há muito cômodos e importantes. A comunicação perfeita é conhecer a personalidade, o temperamento e todo o ser do seu companheiro. Para que isso aconteça é necessário ter intimidade e esta só se obtém dentro de muito diálogo aberto. 

Para termos um casamento saudável é necessário ter um amor pelo outro como se ama a si mesmo. Esse é o amor verdadeiro. Um amor que se abre para conversar, dialogar, comunicar e entregar tudo o que se tem dentro de si. Ainda para se amar, é necessário ouvir com atenção tudo que o outro tem a dizer do mais intimo do seu ser. 

Para aprender a ouvir é necessário não ter medo de "ouvir" o que o outro vai falar, porque virá do coração. 
E para aprender a falar de tudo, inicie tendo cumplicidade no casamento. Ser mais amigos. Aprender a ser como crianças. Brincar. Rir juntos. Passear. Viajar. Estar juntos. Dar presentes. Escrever cartinhas de amor. Fazer o que o outro gosta. Conquistar a confiança. Amar se doando e servindo, assim o outro vai te ouvir. Estar pronto para ouvir, que o outro vai falar.

Para ter um casamento saudável, vamos ter diálogos e aprender a ouvir.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ser Feliz

Ser feliz e fazer outros felizes


Ser Feliz é minha Meta de Vida. Sempre busquei a felicidade interna, que provém do meu coração. Ser feliz em tempos de bonança e também ser feliz em tempos de tempestades. 
Ser feliz é estar satisfeita com meu ser, minha vida, com o que tenho. Ser feliz é uma opção de querer e ir atrás da felicidade. 

A verdadeira felicidade encontra-se em Deus. Mas não basta só encontrar! É necessário haver uma transformação na mente e pensar feliz. Mudanças nas emoções, sentir feluz. Ter a vontade de ser uma pessoa que tem felicidade o tempo todo. Ser Feliz, objetivo de vida. 
A alegria vem com a felicidade. O sorriso vem com a felicidade. As palavras positivas vem com a felicidade. Pensamentos positivos vem da felicidade. 
Penso feliz, sinto felicidade e falo com felicidade. É preciso ir atrás. Querer mudar da tristeza crônica para a felicidade verdadeira. Da angustia para alegria. 

Quando uma pessoa vive feliz, ela exala felicidade, transborda felicidade e faz o outro feliz.
Quando se é feliz, todo ambiente ao redor sente a felucidade. As pessoas olham e vêem a felicidade em nosso semblante. As pessoas escutam felicidade em nossas falas.

Quando somos felizes, fazemos pessoas felizes. Nossa felicidade atinge toda a família, vizinhos, ambiente que frequentamos e com quem falamos.

Esse é outro objetivo da minha vida: fazer o outro feliz ! Ser instrumento de alegria para pessoas. 
Ser uma luz de felicidade nos lugares aonde trabalho. Ser agente de transformação através da minha alegria. 

Medite: Sou Feliz?
Faço pessoas felizes?

Alegria Total

Assim eu estava quando decidir mudar minha vida!
Foi em Dezembro de 2015
Meu objetivo era o Pilar Saude:
Melhora em todos aspectos da saúde integral
Reeducação Alimentar - Dieta Funcional
Exercícios diários: caminhada e ergométrica
Dormir a noite inteira
Meditar
Respirar corretamente


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

UM TEMPO DEPOIS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR







UMA NOVA CAROL







Como Tudo começou?

Preciso mudar minha vida!



Eu estava com sobre peso, 10 quilos a mais do eu queria. Sem energia. Desanimada com os altos e baixos da Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica. Sofrendo muito. Meus pais tinham falecidos há pouco tempo, depois de 3 anos de ambos doentes e eu morando morando em Fortaleza e São Paulo. Vivia no aeroporto esperando meu voo. 

Quando um deles era internado, eu ficava no hospital e minha irmã cuidando do outro e das burocracias e andando por todo São Paulo para resoluções dos convênios, exames laboratoriais, médicos, finanças deles e tudo que era relacionado aos dois. 
Nesta situação de muitas internações, minha mãe com Alzheimer e com muitas quedas e uma delas levou á cirurgia e meu pai, primeiro enfarte e depois CA na boca. Eu fiquei com uma ansiedade maior que tinha e minha fuga era comer e comer.

Somos duas filhas, que sempre honramos nossos pais e os amamos de todo o coração e nos damos muito bem. Por isso demos todo apoio possível. Então mudamos meus pais para perto da minha irmã, que fica em condomínio na Rodovia Castelo Branco, longe do centro de São Paulo. Meu marido conseguiu arranjar 3 cuidadoras, uma de cada vez, para nos ajudar. Foram anos bem complicados.

Minha mãe faleceu primeiro e seis meses depois, o meu pai. As viagens para São Paulo continuaram para resolução burocráticas. 

Quando comecei a voltar para minha rotina em Fortaleza, decidi fazer dieta. Aquele jeito da dieta que inicia na Segunda - Feira e vai caminhando com tropeços. Mas emagreci uns dois quilos.

Um dia, no instagran de Fibromialgia, uma das integrantes falou de um livro que estava lendo que mencionava a alimentação e melhora da Fibromialgia. Indicou o livro: "Alimente bem suas emoções", Dra Gisela Savioli, Editora Loyola

Naquele mesmo dia fui na livraria Saraiva e comprei. Eu comi o livro literalmente. 
Durante a leitura fui modificando minha maneira de encarar a alimentação e conhecer bem a reeducação alimentar. Terminei o livro e fui a procura do outro da mesma autora. Achei na Editora Paulinas e depois comprei o terceiro e o quarto.

Elaborei então uma reeducação alimentar baseada nos ensinamentos da autora dos livros, que é nutricionista. 
Ao mesmo tempo, minha filha encontrou nutricionistas no instagran que indicavam a dieta funcional, que é a que escolhi seguir. Comecei a seguir a @Brunafvilela (saúde e beleza ), @doutorbarakat ,
@queridavidasaudavel, @nutrijujupedersoli, @andrenutrichef , @jubarrosnutri, @danielcoimbranutri, @carolbuffara

Quando cheguei emagrecer 8 quilos, resolvi procurar uma nutricionista funcional. E por coincidência de Deus, uma amiga da minha filha, que é blogueira @ana_gregory, recém formada em nutrição funcional pediu para minha filha fazer uma parceria. Enfim, marquei hora com ela e hoje é a minha querida nutricionista que acompanha minha vida. Ela ajudou-me explicando melhor a dieta funcional, reescrevendo minha dieta, suplementos e todo acompanhamento. 
Ela é a Yasmim Bezerra, @yasmimbezerranutri.

Assim foi o meu começo!


ANTES E DEPOIS


REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


O Antes e o Depois da Reeducação Alimentar


Ano de 2015 e Ano de 2016

Um ano após a mudança de alimentação e exercícios diários







Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar


Hoje fala-se muito em alimentação saudável, alimentação funcional, alimentação natural!
Comida de verdade, comida caseira, comida colorida !
Descasque mais e desembrulhe menos !
Mente e intestino estão ligados!
Você é o que você come!
Alimentar-se corretamente é saúde!


Resolvi colocar essa Categoria porque estou justamente nessa fase de reeducação alimentar para alcançar uma boa saúde.

Estou há 1 ano e 7 meses numa reeducação alimentar com objetivo de ter uma saúde estável. Em busca da cura da Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica, pelos alimentos ingeridos.
Obter energia e ânimo. E, claro, emagrecimento. Já emagreci 18 quilos, ficando com 53 quilos. Minha nutricionista Yasmim Bezerra e meu marido, médico, Dr Thomas Gregory pediram para que eu aumentasse para 55 quilos por causa da minha idade. Hoje estou com 55 quilos.

Faço pesquisas sobre alimentos, dietas, saúde integral, na internet e em livros.
Converso com nutricionistas e sigo muitas na rede social,  instaram. Escolhi fazer a dieta funcional, tirando o glúten, leite e derivados, frituras e açúcar branco. 

Tenho obtido bons resultados. Emagreci e estou com um peso bom para minha idade e estatura. Não tive mais cólon irritável, gastrite, azia, refluxo, gases.... Ainda não obtive resultado nas alergias respiratórias, mas estou trabalhando também nesta área. Sinto leveza no corpo, mais ânimo, alegria e uma felicidade incrível.

Vou dividir com vocês tudo o que tenho pesquisado, minhas vitórias e derrotas. O que não consegui conquistar ainda, as dificuldades e minha aventura na gastronomia funcional.

Estou muito bem e Feliz!
Agradeço muito ao meu marido, minha filha, minha psicóloga, minha nutricionista e meu psiquiatra. Sem eles eu não teria alcançado minha meta.

quinta-feira, 25 de maio de 2017


GRATIDÃO




Dia Livre: Sábado



Passear no Shopping:
Ir ao cinema
Jantar romântico
Muitas risadas, porque meu marido se faz de "palhaço" para descontrairmos bastante.