terça-feira, 4 de novembro de 2008

DOCE CROCANTE GELADO




DOCE CROCANTE GELADO DA MAMÃE 

 
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de maisena
1 pacote de coco ralado (100grs)
5 ovos
16 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer: Levar ao fogo a margarina com 3 colheres de açúcar e coco ralado e deixar torrar. Ir mexendo sempre. Reserve. Coloque numa panela o leite condensado, maisena desmanchada em pouco de leite e leve para ferver sempre mexendo. Bater as claras em neve em firme com 6 colheres de açúcar, ir colocando uma por vez. Queimar 7 colheres de açúcar e fazer um caramelo mole e despejar no suspiro (claras já batidas em neve) e ir batendode novo. Num pirex: coloque o creme, o suspiro e por último o coco ralado. Deixe gelar.

História da receita:

Minha mãe faz doces maravilhosos, é a rainha dos doces!!! Vocês podem imaginar uma mãe tipo "mama", bem gordinha, que vive a beira do fogão fazendo doces. Se pensou, engano seu! Ela é magra, elegante com um porte fino. Está sempre bem arrumada. Também não vive na cozinha e diz que detesta cozinhar. Mas gosta de dar festas e jantares e por isto vai para a cozinha fazer suas sobremesas. Adora decoração e então sua cozinha é um luxo. Todos armários na cor verde água, cortinas verdeXbranco, enfeites na cor verde combinando. Ela diz que cozinha mal e que não gosta de cozinhar. Mas não acredito, pois no íntimo acho que gosta de cozinhar, senão seus doces não seriam tão gostosos.
Quando resolve dar um almoço ou jantar ou uma festa: organiza tudo com muito capricho. Escolhe bem a louça que vai usar, usa uma toalha combinando de linho ou apenas joga folhas de bananeira e plantas variadas na mesa, copos de cristais....então pega o seu livro de receitas e planeja o cardápio.
No dia do evento, faz lindos arranjos de flores e espalha pela casa e ascende castiçais de velas por toda sala de jantar. Deixa a mesa maravilhosa, digna de mesa de revista de decoração. Na hora da festa, fica super feliz, pois sempre é muito elogiada. Quando é uma almoço e jantar com poucas pessoas, coloca um presentinho para cada convidado na mesa.
E aprendi com ela todo esse jeito de arrumar a casa e a mesa para as festas. Penso: vou fazer o melhor possível, pois se podemos fazer tudo com amor para nossos amigos e familiares, por que não fazer? Também peguei a mania de muitas flores e velas pela casa. Aprendi com minha mãe, pois o lar é a melhor escola para nossas vidas.
Este é um dos doces que aprendi com ela.


(NA FOTO ACIMA, SÃO MEUS PAIS NA PASSAGEM DO ANO NOVO DE 2007 PARA 2008 N APARTAMENTO QUE MORAVA EM SÃO PAULO. ESSA É A MESA QUE DECOREI)

Nenhum comentário: