quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O QUE É FIBROMIALGIA


Afinal,o quê é FIBROMIALGIA?

Fibromialgia - um distúrbio associado a alterações do sono, mas não se sabe se são causa ou consequência :

Alterações na transmissão neural dos sinais dolorosos estão na base da fibromialgia, mas traços de personalidade, traumas e estresse crônico ajudam a deflagrar esta síndrome que afeta principalmente as mulheres.

"Afinal de contas, o que eu tenho, doutor?" Durante muitos anos essa foi uma pergunta sem resposta para a advogada Sandra Kaufmann, 55 anos, que nos últimos 20 anos visitou dezenas de consultórios médicos em busca de um diagnóstico para suas dores crônicas e generalizadas. Na verdade, recebeu vários, até mesmo o de hipocondria, úlcera do estômago e acidente vascular cerebral. E não raras foram as vezes em que os médicos, depois de pedirem baterias de exames, concluíram que sua dor era "psicológica".

Os sintomas de Sandra começaram depois do nascimento do terceiro filho: dores difusas e intermitentes em diferentes partes do corpo que, com o tempo, foram se tornando tão intensas que a impediram de trabalhar regularmente. Hoje ela tem um diagnóstico: fibromialgia - o que não significa que suas perguntas foram respondidas.

Por ser uma doença difícil de ser detectada e pouco conhecida, seus dados epidemiológicos fornecem uma ideia ainda imprecisa do quadro. Estudos feitos nos Estados Unidos e na Europa indicam que a doença afeta quase 6% dos pacientes dos consultórios de clínica geral, até 8% dos que se encontram hospitalizados e cerca de 20% das pessoas atendidas por reumatologistas. O problema predomina em mulheres (80% a 90% dos casos) com idade entre 30 e 60 anos, embora possa se manifestar também em crianças, adolescentes e idosos. Curiosamente, é mais comum nos estratos sociais e educacionais mais altos.

Nenhum comentário: