quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SONHOS DESPEDAÇADOS



SONHOS DESPEDAÇADOS


Você sabe o que significa ter sonhos despedaçados? A vida muitas vezes parece ser um despedaçar de nossos sonhos. O que significa poder viver em meio o sofrimento e manter a esperança na bondade de Deus? Crer na soberania de Deus sobre todas as coisas. Deus trabalha no nosso sofrimento para realizar sonhos maiores do que imaginamos. Deus opera de uma maneira inacreditável em nossa vidas no meio do nosso sofrimento.
No livro de Rute, Antigo Testamento nos conta toda uma história de sonhos despedaçados de uma mulher chamada Noemi, sogra de Rute. Noemi era casada com Elimeleque e tinha dois filhos, Malom e Quiliom. Eles pertenciam a tribo de Judá. A família toda morava em Belém, perto de Jerusalém e faziam parte do povo de Deus.
Entretanto uma crise financeira abalou aquele lugar e houve falta de alimento. Havia muita fome e pobreza. Elimeleque decidiu mudar da cidade de Belém para Moabe. Passaram-se anos, Elimeleque morreu. Noemi ficou viúva numa terra estranha e sustentou seus dois filhos. Mais tarde seus dois filhos casaram com moças moabitas, Rute e Orfa. Ela sobreviveu durante 10 anos e fez o melhor que pode para viver bem.....mas o pior aconteceu: seus dois filhos morreram. Quanta dor para uma viúva e estrangeira suportar!!!! O que dizer da justiça? Onde estava Deus em todos aqueles acontecimentos ruins? Noemi então resolveu voltar para sua cidade Belém, pois ouviu dizer que a situação econômica estava estável por lá. Rute, sua nora, resolveu ir com ela para lhe fazer companhia, já que estava só. Rute trabalhou muito na roça e foi muito boa para sua sogra. Depois casou com Boaz, um parente próximo de sua sogra e teve um filho e Noemi foi a ama deste seu neto. Seu neto chamava-se Obede. Ele foi o pai de Jessé, que foi pai de Davi e entrou para genealogia de Jesus.

Vamos analisar a vida de Noemi. Quem sabe ela teve sonhos ao se casar: ser feliz, ter sua casinha, filhos e estabilidade financeira. O sonho de envelhecer junto ao marido e ver os netos crescerem, morar para sempre na sua cidade. Mas seus sonhos, um por um foram se despedaçando. Primeiro seu marido resolveu mudar de cidade e ainda morar numa cidade moabita, que não pertencia ao povo de Deus. Deixou casa, família e pertences para trás. Depois seu marido morre. Outro sonho se foi. Depois seus filhos morem, outros sonhos desmoronando. Ela ficou com suas noras moabitas, que gostavam dela, mas ela estava sem marido, sem filhos e numa terra que não era dela.
Noemi passou por muitas perdas. Sofrimento atrás de sofrimento. Tribulações na sua vida. O nome de Noemi significa feliz e agradável. Mas quando volta para Belém e encontra seus amigos ela pede para a chamarem de Mara, que tem o significado de miserável, infeliz e deprimida. Ela disse que sua alma estava em angustia. " O Deus todo poderoso me deu amargura". Ela falou que foi Deu e ainda acrescentou Todo Poderoso e disse que foi Ele que permitiu todas as suas perdas.

Todo Poderoso significa que Deus está no controle de tudo e tem o domínio de toda a situação. Ela conhecia seu Deus e sabia que Ele estava com ela e por detrás de todos os acontecimentos que ela havia passado. Mas isto não a impediu de dizer que estava triste e infeliz. Por que Deus todo poderoso permite que passemos por tantos sofrimentos e dificuldades? Porque no nosso sofrimento, Deus faz algo surpreendente em nossas vidas. Ele faz o que nós não podemos fazer. Ele age na sua divindade e soberania. No meio dos nossos sofrimentos podemos ficar tristes, deprimidos, chorar, mas crendo sempre que existe um Deus Todo Poderoso em nossas vidas. Que Ele não dorme, trabalha de dia e de noite em nossas vidas, nunca estamos só.]
Outra lição: Noemi sofreu, mas cria no Deus todo poderoso. Então foi a luta e não ficou com os braços cruzados. Ela foi a busca da sua felicidade. Ela elaborou um plano para Rute se aproximar de Boaz e se casar com ele e assim suas necessidades econômicas, emocionais e familiares seriam supridas. Estava na cultura um remidor casar com a viuvá de um parente e Boaz era o remidor de Rute. Ele pertencia ao povo judeu, era de bom caráter, rico e gostou de Rute. Não podemos ficar parados no meio de nossos sofrimentos. Devemos buscar algo que possa aliviar nossa alma, nosso espírito ou nosso corpo. Existem saídas para amenizar o sofrimento ou para acabar com ele. Rute casou com Boaz e os dois tiveram um filho e Noemi ajudou a criar esta criança. Esta criança veio para dar continuidade ao nome da sua família, veio trazer-lhe felicidade de novo, veio ser sua companhia na velhice. E o mais lindo nesta história é que Jesus Cristo nasceu desta genealogia. Um história de sofrimento e com final feliz. Sonhos pessoais despedaçados, mas vivendo o sonho de Deus na íntegra. Aprendemos que é melhor viver os sonhos de Deus para nossas vidas. Você também tem sonhos despedaçados? Está sofrendo? Sonhos frustrados? Angustia e infelicidade na vida? Então pergunte ao nosso Deus Todo Poderoso que sonho Ele tem para sua vida. Espere, com fé e agindo nas suas possibilidades.


( ANOS ATRÁS ESTIVE NUM CONGRESSO DA SEPAL E PRELETOR PRINCIPAL ERA O PSICÓLOGO LARRY CRABB E SUAS MINISTRAÇÕES FORAM INCRÍVEIS, MAS UMA EM ESPECIAL TOCOU NO MEU CORAÇÃO E ESTÁ NA MINHA MENTE ATÉ HOJE - SONHOS DESPEDAÇADOS. EU ESTUDEI SOBRE O ASSUNTO, FIZ PREGAÇÕES E ESTUDOS SOBRE O TEMA ).

Nenhum comentário: