quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ORTOMOLECULARXFIBROMIALGIA


♥Analice♥Silva♥
Tratam. Ortomolecular X FM


A terapia ortomolecular complementa o tratamento da síndrome que é cada vez mais presente na vida moderna.

A fibromialgia é definida como uma síndrome de amplificação dolorosa não inflamatória e crônica, na qual a maior queixa é uma dor que ‘não dá sossego’, ‘constante’, ‘que nunca passa’. "Geralmente, os pacientes relatam que a dor atinge o pescoço, os braços, a coluna, as pernas. Muitas vezes é percebida como uma sensação de peso em uma parte do corpo. Em outras, compara-se a um forte aperto, uma queimação, um ardor", explica o geriatra Eduardo Gomes, diretor da rede de clínicas Anna Aslan.

Embora suas primeiras descrições tenham sido registradas no século 19, somente em 1976, após as publicações do psiquiatra Harvey Moldofsky e do reumatologista Frederick Wolfe, a fibromialgia foi caracterizada como uma doença orgânica, que atinge de 2% a 5% da população. No Brasil, a porcentagem representa um número em torno de 3,5 a 8,9 milhões de portadores. Nos Estados Unidos, já é considerada um problema de saúde pública e afeta cerca de seis milhões de americanos. "Em geral, a doença atinge pessoas entre 30 e 60 anos, embora apareça também em adolescentes e crianças. Tem prevalência entre as mulheres, na proporção de oito a dez para cada homem", informa o médico Eduardo Gomes, que também é especializado em terapia ortomolecular.

A fibromialgia é classificada como uma síndrome porque se caracteriza por um conjunto de sintomas. "O que está presente em todos os quadros é a dor difusa pelo corpo inteiro, presente na maior parte do dia", diz Eduardo Gomes. Em geral, a dor vem acompanhada de algumas outras manifestações como formigamento, irritabilidade, enxaqueca, cólon irritável, pernas inquietas e distúrbios do sono. "Os pacientes que apresentam a fibromialgia geralmente dormem mal, têm sono leve, entrecortado, não reparador. Ao despertar, a pessoa fica com a sensação que não descansou nada", explica o especialista.

Nenhum comentário: