domingo, 9 de novembro de 2008

AS PREOCUPAÇÕES


OS CUPINS E AS PREOCUPAÇÕES 

Os cupins são insetos que comem madeiras. Quando eles conseguem entrar em nossas casas através de um móvel de madeira, eles se procriam e alguns saem deste móvel e começam a invadir outros móveis de nossas casas. Não contentes com os móveis, eles atacam portas, batentes e até o piso de madeira. De cupim entendo bem: o meu marido sempre foi um "expert" em acabar com os cupins da casa da mãe dele, quando era solteiro e da nossa, quando nos casamos. Quando compramos nossa propriedade em Baturité, havia uma enorme casa branca com janelões azuis, muito linda. Mas quando entramos na casa, via-se o estrago dos cupins em todo telhado, nos batentes das portas e nas próprias portas. Tivemos que trocar tudo, pois a madeira já estava toda comida, o telhado poderia cair, as portas despencarem.....Foi uma reforma e tanto

Quero comparar o cupim com a preocupação. Ela vai entrando em nossas vidas devagar e aos poucos vai nos destruindo com seus amigos íntimos, que são eles: ressentimentos, pensamentos negativos, medo, pânico, amargura, más atitudes e outros. Eles penetram no fundo da nossa alma até nos deixar indefesas. Quando vem a preocupação, ficamos nervosas, ansiosas, e aí ficamos mais preocupadas. Um ciclo vicioso. Parece com os cupins! Ele entra na casa num pequeno pedaço de madeira e vai atacando tudo o que vê....num minuto ele cresce em números e toda a casa foi tomada por seus amigos. Até a parede ele gosta. Dizem que estão atacando até concreto....

As preocupações são como os cupins: aparecem em nossas vidas e ficamos tão mal que não conseguimos vencê-la e justamente neste período que ela toma conta da nossa alma.

As preocupações nos debilitam tanto, que ficamos fracas emocionamente. . Ficamos com nossos sentimentos abertos aos ataques e sem defesa. E ela vai nos tomando conta como o cupim faz numa casa. Pois ela vai nos corroendo por dentro, que nossa alma começa a ficar doente. Quando a alma adoece, o corpo também se desequilibra, desencadeando alguma doença psicossomática. A irritação, tensão e o nervoso que vem da preocupação desencadeia no nosso físico, dores de cabeça intensa, azia, gastrite, mãos trêmulas, problemas intestinais, doenças de pele, sinusite, asma, artrite e muitas outras. Como somos seres completos, nossa fé também é atingida, fica débil e nossa confiança em Deus desiquilibrio.

QUAL É O SEGREDO PARA SUPERARMOS A PREOCUPAÇÃO? OU QUAL O INSETICIDA PARA NOS LIVRARMOS DESTES "CUPINS"? O QUE DEVEMOS EVITAR DE FAZER? O QUE FAZER?

Muitas pessoas tentam se livrar das preocupações fugindo delas. Há várias maneiras de fugir ou fingir que ela não existe. Vejamos: fugir para comprar , comprar, comprar.....parece que na hora das compras, as preocupações ficaram de fora das lojas, mas depois que chegamos em casa, cheias de sacolas, eis que ela ainda está dentro de nós....e aí, o que fazemos? Continuamos na mesma, mas aprendemos que os bens materiais não tem poderes de nos trazer a segurança e nem eliminar as preocupações da vida. Outras pessoas tentam fugir da realidade: entram nos jogos de azar para ver se a sorte leva embora a preocupação. E no final, além das preocupações ganham um vício em jogos e muitas vezes dívidas contraídas nestes jogos. Uns tentam esconder atrás dos vícios: no alcóol, nos camantes, nos estimulantes e na comida. Mas a preocupação fica ali firme e você que aprendeu a beber, pode ter virado uma alcóolatra, ou você que comeu demais, engordou ou virou bulímica e você que tomou muito calmante, ficou viciada.....nada disto resolveu. Há os que se escondem nos trabalhos e nas muitas atividades, nos jogos de computador, nos filmes de tv, no computador e em milhares de coisas que não resolvem suas preocupações.

A Bíblia nos ensina que não devemos nos preocupar porque Deus é nosso criador e Pai. Ele cuida de todos os apectos de nossas vidas. Ele está acima de nossas preocupações e tem todas as respostas para elas. A sua Palavra é luz para nosso caminho e ela tem a direção certa a seguir quanto a preocupação. A luz de Deus é Jesus vivo dentro de nossas vidas. Jesus nos amou tanto que veio ao mundo em forma humana, para sentir e passar tudo o que passamos e nos entender melhor e poder nos ajudar em tempo oportuno. Depois se entregou a morte de cruz, para nos salvar de todo pecado, da morte espiritual e das mãos do diabo. Agora que aprendeu como vive um de nós e venceu todas as coisas na cruz, Ele ressuscitou e está aqui para nos ajudar em todas as coisas. E uma delas é a preocupação. Ele está junto de nós durante esta fase da vida onde a preocupação veio nos atingir e Ele disse que jamais nos deixaria e nunca nos abandonaria em hipótese alguma. Sabendo desta verdade, então quando vier uma preocupação você deve pensar no seguinte: Deus é meu pai e sabe o que estou passando e até melhor do que eu, Ele está cuidando da minha vida neste tempo de dificuldade. Jesus está ao meu lado, já passou pelo que passei, então eu devo estar conversando com ele, orando, e pedindo orientação de como devo agir neste momento difícil. Estar lendo a Palavra de Deus (Bíblia) e buscando versículos bíblicos que possam me orientar como luz neste tempo de preocupações. E o Espírito Santo estará me guiando no caminho por onde devo andar, orientando-me como agir em cada circunstância, consolando-me nestes momentos de tristezas, ensinando-me o auto controle.

"POR ISSO, VOS DIGO: NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELA VOSSA VIDA, QUANTO AO QUE HAVEIS DE COMER OU BEBER, NEM PELO VOSSO CORPO, QUANTO AO QUE HAVEIS DE VESTIR. NÃO É A VIDA MAIS DO QUE O ALIMENTO, E O CORPO , MAIS DO QUE AS VESTES?.........BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS. PORTANTO, NÃO VOS INQUIETEIS COM O DIA DE AMANHÃ, POIS O AMANHÃ TRA´RA OS SEUS CUIDADOS, BASTA AO DIA O SEU PRÓPRIO MAL." MATEUS 6: 25-34  

2 comentários:

Unknown disse...

oie! já tinha um tempinho que não vinha por aqui ;) espero que esteja bem!!!adorei esse texto!!! preocupações e ansiedade já foram palavras constantes na minha vida... acho que fazem parte da vida de todo perfeccionista, né?! mas Deus tem me curado e me ensinado a "aliviar a bagagem", depositando tudo nEle. sua comparação com o cupim é muito boa! não podemos deixar sermos consumidos ;)

tô com saudades!!!
bjos!

Marina - Uberlândia

Arcanjo Santos disse...

muito bom minha querida, isto é que todas as mulheres devem entender, quando vemos a maioria dentro de um cupinzeiro sem saber o que fazer.
que DEUS continue te abençoando.
Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.
1Co 15.58