sexta-feira, 8 de janeiro de 2016


A CURIOSIDADE, SEU BEM E SEU MAL



A curiosidade num certo sentido é um sinal de uma mente sadia, mas as vezes ela pode virar vício e para alguns, um perigo.
Dizem que a mulher é mais curiosa, mas creio que todos nós temos um pouco de curiosidade, sendo homem ou mulher, criança ou adolescente, jovem ou adulto ou idoso.

Vamos ver um cientista; ele entra em um laboratório para pesquisar algo do seu interesse. Por causa da curiosidade, ele se tranca no laboratório ou escritório e fica noite e dia, meses ou anos para fazer a descoberta que procura.

As crianças são as curiosas interessantes, pois andam por todos lugares para descobrirem coisas novas. Sempre procurando algo novo. Se algo aparece meio escondido, a criança vai até lá para descobrir.

Os adultos querem sempre saber o que etá acontecendo em sua volta. Necessita saber a história toda. Muitos gostam de assistir o noticiário para saber tudo o que está acontecendo no mundo. Alguns amam procurar notícias de assaltos, assassinatos, roubos mirabolantes, doenças esquisitas, catástrofes na natureza...e cada dia a curiosidade aumenta por coisas mórbidas.

Mulheres impacientes estão sempre perguntando tudo para todos. Quer saber os mínimos detalhes das amigas, vizinhos, colegas de trabalho, amigos dos filhos, dos empregados... Quer saber quem é o novo vizinho. Quem entrou na casa da vizinha e o que foi fazer lá. Por que os amigos viajaram. O que aconteceu com a mulher da padaria que está com o olho roxo. Quando olham para as amigas com roupas novas, querem saber aonde compraram, onde e o preço. O mesmo quando as amigas aparecem com o cabelo maravilhoso, ou pele brilhando, sobrancelha bem delineada...aonde é esse salão maravilhoso, perguntam. Quanta curiosidade!!!

Com adolescentes e jovens a situação é mais perigosa. Pois eles tem muita energia para gastar e a curiosidade pode levar para caminhos terríveis. Alguns começam a experimentar uma bebida alcoólica e bebe até entrar em coma. Outros avançam mais, experimentam drogas por curiosidade. Alguns só experimentam e não querem mais. Outros se viciam logo e não conseguem mais sair.

A jovem tem curiosidade de saber como é o sexo e sem pensar entra na primeira transa com um namorado e depois continua transando com todos os namorados. Se é muito irresponsável ou imatura, pode fazer o sexo sem camisinha e ganhar uma doença ou um "baby".

Uma pessoa casada pode sair com outra só por curiosidade e vira adultero e um adultero uma vez, vira para sempre. Com essa atitude afeta o cônjuge, os filhos e a família do outro ou outra.

A curiosidade pode nos levar assistir filmes inadequados, por serem pornográficos ou de terror aonde os demônios atuam como personagens ou de palavras torpes, que não devemos ouvir e nem falar. Nos leva ouvir músicas com letras que não são de acordo com nossos princípios e valores. 

Que papel enganoso a curiosidade pode desempenhar!!!
A curiosidade pode nos levar  à lugares desastrosos, ao fracasso, a derrota e ao pecado. Cuidado!!!

A curiosidade tem duas faces: a boa, que pode levar a conhecer coisas novas, boas e que edificam nossa vida. A outra face, a ruim, que pode levar ao desastre total na vida.
Tenha cuidado!!! Seja curioso para o bem...,as quando atravessar a linha do Perigo, pare e não dê mais vazão à curiosidade. Porque se ultrapassar essa linha, poderá ser tarde demais para voltar.

Por curiosidade podemos ser grandes artistas, cientistas, escritores...profissionais maravilhosos. Mas também pela curiosidade podemos perder nossos melhores amigos, ou perder o emprego e até o namorado ou namorada..
Se você tem uma curiosidade muito intensa, deve fazer as coisas devagar, analisar bem, pensar aonde você vai parar. Se é para o bem, continue, senão, nem faça.

Vou dar exemplos de curiosidades para o bem: ler a Bíblia, que é o livro de Deus e conta histórias incríveis e por ela, conhecemos como é Deus e como se relacionar com ele; ler um bom livro para aprender novidades para a vida; viajar para lugares novos para conhecer outras culturas, paisagens e cidades; ajudar pessoas com seus talentos e para isso você precisará pesquisar e perguntar a necessidade para fazer o bem...

Hoje vamos tomar a decisão de usar a curiosidade só para o bem, para o bom e para o crescimento em qualquer área de nossas vidas.



Nenhum comentário: