terça-feira, 12 de janeiro de 2016


CHEIROS AGRADÁVEIS E MUITAS CORES


 
 Como é gostoso cumprimentar alguém e sentir aquele cheiro agradável de perfume ou  abraçar uma pessoa e exalar o cheiro de um shampoo ou creme de cabelo. Ou os cheiros das flores num vaso no meio da mesa ou de  uma trepadeira ao lado de casa.
E aquele cheiro saindo da cozinha de uma comidinha deliciosa que está sendo feita. Também sentimos cheiro ar que foi espirrado pela casa.
Também sentimos o cheiro da casa após uma faxina, a cera que limpou a mesa ou outro móvel. O Bom ar que ficou pelos ares da casa.
Uma casa perfumada transmite um efeito positivo nas nossas vidas.

Conta-se uma história que aconteceu há 500 anos atrás, com soldados europeus. Eles usavam especiarias perfumadas para se distraírem das dores das feridas causadas pela guerra. Estava na guerra, muitas dores, desânimo e quando colocavam essas especiarias, o cheiro animava e dava "up" neles e esqueciam das dores e continuavam na batalha.

Hoje em dia, os médicos estão usando aromaterapia nos hospitais. Quer dizer, usando cheiros bons e gostosos de sentir para confortar os pacientes.

Cheiros ruins são elementos nocivos para a s nossas vidas. As vezes acostumamos com os cheiros ruins e convivemos com eles sem perceber. Os cheiros entram na vida e há um processo de se acostumar. Um carpete mofado em casa, odor dos cachorros, cheiro de sujeira...Nós da casa não sentimos, mas uma visita entra e sente logo.

Os cheiros bons, podem despertar os nossos sentidos e o cérebro, e em um nível do subconsciente que nos fazem lembrar de coisas boas que produzem em nossas vidas um nível de satisfação pessoal e de bem estar.

Os nossos sentidos funcionam o tempo todo oferecendo-nos sinais importantes a respeito do ambiente em que vivemos. Os cheiros agradáveis evocam felicidade, paz, motivação e ânimo. Os cheiros ruins provocam sensação de nojo, reações ruins em relação ao lugar. 

Eu gosto muito de usar velas perfumadas, flores naturais que transmitem cheiros, flores artificiais com essência aromática, sabonetes bem perfumados e outros.

E as cores? 
As cores transmitem sensações também e muitas. Cores pastéis transmitem calma, cores vibrantes trazem alegria, ânimo, cores escuras já demonstram seriedade. Eu amo usar cores e saber o significado. Na minha casa, sempre decorei a sala com a cor azul ou verde. Durante muitos anos usei o verde  na decoração da minha sala e quarto e o azul na cozinha e quarto de hóspedes. De alguns anos para cá, minha sala tem decoração na cor azul e meu quarto na cor predominante laranja. Minha cozinha na cor verde. Quando minha filha nasceu, fiz a decoração com cores pasteis; azul, verde água e rosa e motivos marinhos. 
As cores verde e azul, me dão calma, tranquilidade, descansam minha vista, trazem esperança e harmonia. Me faz lembrar da natureza, céu e mar azul, florestas e jardins verdes! A cor laranja no meu quarto eu coloquei par dar-me ânimo para levantar. Uma cor vibrante para mexe com minha alma assim que abrir meus olhos ou entrar no quarto. Por causa da Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia, tenho as vezes crises de leves depressões e a cor laranja está para encorajar-me. Hoje o meu quarto de hóspedes tem cores vibrantes misturadas. Uma colcha de quadrados grandes misturados com as cores vermelho, azul, amarelo e verde. Almofadas distribuídas pela cama das mesmas cores. Minha filha um dia pediu para pintarmos uma parede do quarto de preto. Depois de pintada, ela colocou vários quadrinhos coloridos, espelhos com molduras de várias cores e os móveis brancos com enfeites das cores dos quadros. A colcha preta com travesseiros e almofadas de cores variadas e vibrantes. Predominou as cores vibrantes e não a seriedade da escura. Ficou lindo!

As cores também tem significados no que vestimos. Eu amo vestir roupas vibrantes, gosto do vermelho,  laranja, verde e azul forte. A cor preta, azul marinho e marrom uso para parecer mais magra. Também tenho um vestido preto curto e outro longo para festas e casamentos. Pois podemos sempre usar o mesmo, mudando os acessórios.

Muitos anos atrás, trabalhei como Assistente Social no Hospital das Clinicas em São Paulo. Lá fiz um curso sobre a ação das cores no ambiente hospitalar e com o paciente. Falaram da importância da Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Fonoaudióloga usarem roupas com cores alegres. Sempre ir para o trabalho maquiada e  cabelo bem arrumado. Isso, além de estar sorrindo, sendo simpática e alegre. Transmitiríamos paz, alegria, harmonia para os pacientes. Mas na enfermaria de queimados, a vestimenta deveria ser na cor pastel, para não lembrarem do fogo e da queimadura. 
Quando meu marido foi diretor de um hospital municipal, eu trabalhei com ele. Um dos trabalhos foi a reforma do hospital. Fiz uma recepção alegre, bem arrumada, com flores, vasos de plantas, cadeiras  boas para os pacientes e familiares. Troquei o uniforme das recepcionistas, para uma cor bonita e elegante. Fiz um curso para ensinar como atender com simpatia, bons modos, alegre e dando importância ao paciente e familiares. Isso chama-se Humanização do hospital. Por que só ricos podem ter uma recepção bem arrumada e pobres uma recepção toda suja, quebrada, feia?
Os quartos pedi para pintarem, um de verde clarinho, outro azul clarinho, outro rosa...a pintura foi feita nas paredes e nas camas. Para as costureiras do hospital pedi para fazerem lençóis nas cores do quarto. O Hospital ficou muito lindo! E nossa administração foi elogiada.

Olhe para a sua cidade! Quando passa por uma rua com casas coloridas, bem pintadas, jardins bonitos...dá até vontade de entrar. 
Na cidade de Aratuba, no Ceará, o prefeito pintos as casas ao lado da praça com cores combinando, vibrantes, alegres e com bom gosto. Reformou a praça com flores e plantas novas, pintou os bancos. A Igreja da Matriz também foi pintada de forma que ficou linda. A cidade ficou deslumbrante. Mas na outra administração, outro prefeito, casas foram perdendo a cor, praça ficando feia.....parecia outra cidade.

As cores também tem haver com nossa personalidade. Pense na cor que gosta, que parece com você, com seu temperamento. Pode ser mais de uma cor. Use essas cores nas suas roupas, quarto, casa, ambiente de trabalho e até carro.

Vamos olhar mais para as cores e sentir mais os cheiros?


Nenhum comentário: