terça-feira, 26 de janeiro de 2016











PRECONCEITO

Sempre ouvimos expressões preconceituosas. As vezes nós também falamos.
Falamos frases assim:*

* Vamos fazer um programa de índio
*  Negrinho, negrão, preta, pretinho
*  Você parece judeu em relação ao dinheiro
*  Você é burro como um português
*  Homem não chora
*  Loira é burra
*  Índio é preguiçoso
*  Lugar de mulher é na cozinha
*  Matuto é ignorante
*  O Homem nordestino não é como o Homem do sudeste
*  O lugar de velho e no fundo da rede e outras...

Quando falamos frases preconceituosas, estamos reproduzindo o Preconceito para as pessoas que estão nos ouvindo ou convivendo.

O Preconceito se encontra na sala de aula, as vezes, vem dos professores, outras, dos colegas.
Nos escritórios, lojas, mercados, clubes e restaurantes reproduzem também preconceito.
Mas o pior preconceito aprendemos na nossa família e depois na escola. As criança repetem o que veem e ouvem de seus pais e professores. As crianças são mais duras no seu julgamento e depois fazem bulling e acabem com a vida de outra criança.
Minha filha quando tinha uns 8 anos, uma colega a chamou de burra porque era loira e disse " toda loira é burra ". Ela deve ter ouvido dos pais ou de outro adulto e feriu uma criança. Minha filha quis pintar seu cabelo de castanho!!! Mas nós falamos que a inteligência não tinha nada haver com cor de cabelo, de pele e nem de raça. Contamos história de várias loiras e morenas que eram inteligentes.
Agora com 16 anos, ela faz mechas loiras e sabe que é inteligente, porque Deus deu a inteligência e não a condição física.

A mídia fazia antigamente  muita distinção de personagens de cor. Geralmente os mais escuros eram empregados da casa e os de pele clara os patrões. Agora a televisão tem outra visão e usa pessoas da cor escura para serem ricos, inteligentes, importantes como os de cor da pele. Mas as pessoas não esqueceram as novelas preconceituosas. Muitos tem feito preconceito com a mulher linda do Jornal Nacional, que é da cor escura. Também li que muitos artistas de cor escura, receberam palavras preconceituosas de pessoas da nossa sociedade neste século.

Eu moro no Nordeste e sempre ouço palavras chulas contra pessoas nordestinos. Palavras ditas pelas redes sociais. Nasci em São Paulo e ficava envergonhada quando lia ou ouvia essas palavras e frases preconceituosas contra os que moram no nordeste.

Há preconceitos com pessoas com defeitos físicos, neurológicos e psicológicos. Deixam de lado, ficam olhando, afastam deles. Eu dou os meus parabéns para as escolas que fazem inclusão de alunos. Fiz questão que minha filha estudasse em uma escola assim.

Mesmo com novas leis para o emprego da empregada doméstica, muitas ainda são mal tratadas. Não tem um quarto adequado para dormir no emprego, não comem a mesma comida que os patrões e tem família que nem ouve suas conversas.

Existem livros que abordam esse tema. Mas quero deixar aqui os que mais gostei: " As !2 faces do preconceito ", Jaime Pisnk,, " A ditadura da beleza ", Augusto Cury, " Bulling ", Ana Beatriz Barbosa Silva.

Tipos de Preconceitos na nossa sociedade: Regional, racial, gênero, elitismo, dinheiro e poder.

Como combater o Preconceito?

Primeiro sabendo que fomos criados a imagem e semelhança de Deus e não somos parte da evolução. Deus criou o brasileiro, americano, sul americano, europeu, chinês, árabe, homem e mulher, branco, amarelo e negro, pobre e rico, patrão e empregados...Deus fez cada um com sua mão e da sua vontade, fez cada um do jeito que Ele gosta. Deus disse que tudo o que fez era bom e bonito.
Então existe a individualidade, sendo cada pessoa de um jeito especial e ninguém é igual.
Existem os princípios dos direitos da igualdade perante Deus e perante a lei.

Se você leu, pensou que ainda tem algum preconceito, se arrependa e veja o mundo de outra maneira, com amor. Amor ao próximo. Amando o próximos como a si mesmo.



Nenhum comentário: