sábado, 25 de outubro de 2008

AS TORMENTAS NA NOSSA VIDA




TORMENTAS


O que são tormentas? São como os furacões existentes em alguns países, que varrem cidades inteiras. Tempestades fortes que alagam as ruas de nossas cidades. Ventos fortes que vêem do mar que derrubam os barcos dos pescadores e até árvores nas praias. São as tormentas que existem na natureza.

Mas podemos chamar estas de problemas que enfrentamos no decorrer da nossa vida. Muitos deles parecem essas tormentas. Eles vem sem avisar, trazendo complicações, tristezas, angustias, desesperança, melancolia, depressão, pânico e até vontade de morrer.

Li um artigo sobre a vida de William Cowper numa revista e o que lembro vou tentar colocar em breves palavras: " William Cowper era um poeta inglês. Ele sofria de muita angustia e melancolia, não sei se era depressão. Mas essas tempestades em sua vida eram freqüentes. Um dia, desesperado pelos sentimentos internos, resolveu dar cabo em sua vida. Teve a idéia de beber veneno, mas seu propósito de suicídio fracassou. Cansado ainda de viver nesta vida de angustia, tentou a segunda vez o suicídio e foi até uma ponte para se jogar, no momento em que ia se atirar ponte abaixo, uma força estranha o impediu. No dia seguinte, mais frustrado ainda, por nem conseguir se matar, resolveu se jogar sobre uma faca. Mas a lâmina da faca quebrou-se e ele não morreu. Tentou mais uma vez e desta o plano era se enforcar, mas alguns amigos chegaram na hora H e o tiraram ainda com vida da corda. Alguns dias mais tarde, enquanto se recuperava dos machucados da tentativa do último suicídio, pensava que a sua hora de morrer ainda não chegara, pois todas tentativas foram fracassadas. Pegou então uma Bíblia e leu a carta de Paulo aos Romanos e aí descobriu que Deus as vezes nos manda tormentas par nos convencer que Ele está presente em nossas vidas e pode nos salvar. Ali ele entregou sua vida para Jesus".

Todas nós já experimentamos tormentas em algumas fase de nossas vidas. Quando menos esperamos os problemas aparecem. Se não soubermos navegar nas tempestades da vida, iremos morrer afogados ou ficarmos navegando sozinhas no meio do oceano, a deriva. Mas como reagir? Como navegar nas tormentas? Nas tormentas em que passei aprendi algumas coisas:
Não achar que Deus esqueceu de nós. Lembrar que Ele é soberano sobre todas as coisas e sabe o que estamos sentindo e passando. Ele nunca nos abandona.
As tormentas não são castigos de Deus. Para mim elas foram a escola de Deus na minha vida. Foi nelas que meu caráter foi aperfeiçoado. Minha vida transformada. Onde aprendi a ser mais amorosa, serviçal, humilde, ter compaixão dos que sofrem.
Nunca ficar perguntando: "O que fiz de errado para sofrer assim?", "Onde está Deus quando eu mais preciso dele", "Pequei e por isto estou assim", "Não mereço sofrer"....
Não ficar procurando soluções humanas, deixando a solução de Deus interagir na nossa vida.
Cada tormenta tem o seu tempo certo: uma semana, um mês, meses, anos....só Deus sabe.
O importante é confiar em Deus, fazer sua parte e esperar que a tormenta se vá.

DEUS TE DIZ HOJE:

"Não vos deixei e nem vos deixarei sós

EU QUERO TE DIZER:

Não há crescimento espiritual e emocional sem dor. As tormentas da vida nos levam a um grande crescimento no nosso interior.

Saimos das tormentas mulheres mais bondosas, puras, misericordiosas e mais perto de Deus.

Um comentário:

miri disse...

carol, esse post m lembra mto a pregação do Diego esse domingo e tb a escola dominical. precisamos dos sofrimentos p nos tornarmos perseverantes, pacientes e termos mais fé. Deus está no controle de td e por isso não temos pq temer em meio a essas tormentas!

amo mto!
bjão!

Marina - Uberlândia