sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SORVETE DA VÂNIA




SORVETE DELICIOSO:

Ingredientes:

4 gemas
1 lata de leite condensado
2 latas de leite comum
4 colheres de chocolate
4 colheres e água
açúcar carramelizado
4 claras em neve com 8 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de fazer:

Colocar numa panela 4 gemas, 1 lata de leite condensado e 2 latas de leite comum. Fazer um creme e levar para esfriar em banho maria com água fria.
Carramelizar uma forma de buraco e colocar na geladeira por 10 minutos.
Fazer uma calda com 4 colheres de chocolate e 4 colheres de água. Misturar no fogo até esquentar.
Bater as 4 claras em neve e ir colocando aos poucos as 8 colheres de açúcar, deixando ficar bem duro.

Colocar o primeiro creme já frio (pelo banho maria) na batedeira, após ter batido as claras em neve, misturar e depois ligar a batedeira. Retirar da batedeira e misturar com uma lata de creme de leite sem soro.
Colocar a calda de chocolate na forma carramelizada que está esfriando na geladeira
Por fim colocar a mistura da batedeira na forma carramelizada já com o chocolate e levar ao freezer. Uma receita meio complicada de fazer, mas fica saborosa!

História da receita:

Essa receita aprendi com minha querida amiga Vânia. Tenho duas histórias, uma recordação boa e outra ruim.
A boa foi na primeira vez que a Vânia fez o sorvete, no primeiro jantar que fizemos na garagem da minha casa no tremembé. Um mês antes fizemso um super chá para mulheres e neste convidamos os maridos. A Vânia e Rute tinha um grupo de estudo com mulheres solteiras e elas nos ajudaram a cozinha, decorar e servir. Arrumamos mesas para 4 lugares, toalhas brancas, meus jogos de jantar mais finos, vela no meio da mesa, flores por toda garagem. Elas conseguiram deixar a garagem de ladrilho amarelo num ambiente muito romântico. Os jovens rapazes serviam as bebidas. Na hora da sobremesa, chegou o sorvete da Vânia, num prato de friso dourado e por cima uma pétala da árvore primavera na cor de rosa. Amei esta sobremesa e sempre faço em dias especiais.
O incidente com o sorverte aconteceu num natal na cidade de Baturité - Ceará. Eu estava no dia 24 de Dezembro na cozinha fazendo as sobremesas, pois neste ano, a mãe da missionária Ana Claudia veio de Baúru passar o natal em casa. Os outros missionários e alguns amigos de Baturité vinham para jantar em casa. Na hora de carramelizar a forma, não sei o que aconteceu, que ela pulou de cima do fogão e caiu em cima da minha perna. Eu estava de vestido comprido e o açúcar queimado grudou no meu vestido e este na minha pele e a calda começou a escorrer pela perna chegando aos pés. Que dor horrível! Como foi difícil desgrudar o vestido da pele....Fiquei com partes da minha perna marcadas na cor marrom por um ano. Apesar da queimadura ter sido feia, a ceia de natal ficou linda, muita gente em casa e todos amaram o sorvete da Vânia...

Nenhum comentário: