segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Qual é o seu talento?




TALENTO


Você pode estar pensando agora: A Carol vai falar de talento! Então este artigo não é para mim, porque eu não tenho talentos. Pera aí! Não pare de ler! Você vai ter uma surpresa.

Eu mesma achava que não tinha talento algum. Andava triste e cabisbaixa, pois eu não sei cantar, a minha vós espanta até baratas; eu não sei desenhar, nem pintar e nem fazer artesanato; não consigo aprender um instrumento musical. E inglês, quantos anos de estudo e nada de falar. Costurar, além de detestar, já colocar agulha na linha é um desafio.

Chorava muito na minha adolescência e falava para minha mãe: "Eu não sou nada. Não consigo fazer nada com minhas mãos". Pensava, não sou boa aluna na escola na área de exatas e línguas estrangeiras. E foram momentos difíceis nesta época, pois minha irmã mais nova, era ótima aluna na escola, falava inglês muito bem, tocava violão, cantava no coral da escola, sabia costurar e fazia coisas lindas com suas mãos. Imagine você: eu fiz inglês com ela, na mesma escola, fui aprender tocar violão, tentei entrar no coral e fui reprovada....minha auto estima foi lá embaixo, cavou um buraco e lá ficou por um tempo. Pois esse sentimento me levava a um senso de inutilidade e sentimento de não ter um propósito na minha vida.

Mas quando conheci meu marido, ele fez uma diferença enorme na minha vida. Era um "cara prá" cima!!! Uma pessoa totalmente diferente das outras que eu estava acostumada a conviver. Ele tinha e tem até hoje, uma inteligência emocional que o faz ver as coisas de um modo diferente da massa. Ele via as pessoas como um ser único, especial e dotado de talentos.

No início do nosso namoro, ele começou a valorizar-me pelo que eu era por dentro. Ao mesmo tempo mostrou-me o que era um Talento e que todas pessoas nasciam com talento. Era impossível alguém não ter talentos. Ajudou-me a descobrir meus talentos. E sabe o que aconteceu? Encontrei meus talentos, que estavam escondidos dentro da minha vida. Foram saindo para fora, um por um. Hoje tenho 49 anos e ainda descubro talentos que não sabia que os tinha. Incrível! Somos pessoas criadas com talentos para produzirmos coisas boas para nossa sociedade.

VOCÊ TEM TALENTOS! TALENTOS QUE SÃO SEUS E SÃO LINDOS! TALENTOS MARAVILHOSOS!

Basta então você descobri-los, como eu o fiz. Vamos lá entender um pouco sobre talentos e depois eu conto alguns dos meus talentos.

Talento é uma habilidade natural, dada por Deus, de fazer alguma coisa, qualquer coisa, bem feita. Repetindo para entendermos melhor: é uma habilidade natural, já nascemos com ela e com o tempo ela vai se desenvolvendo em nossas vidas. Foi nos dado por Deus na nossa concepção, dentro da barriga da nossa mãe. Ganhamos de presente de Deus.

Para descobrimos, devemos pensar: O que eu faço bem? O que faço, que mexe na vida das pessoas? O que me deixa feliz ao fazer? O que não sei fazer bem? O que me desagrada ao fazer? O que me deixa irritada quando faço?

Vou dar algumas dicas para você:

1- O talento de ser Alegre, estar sempre sorrindo, alegrando a vida das pessoas

2- o talento de ser Hospitaleira, gostar de receber pessoas em sua casa e sem reclamar

3- O talento de Falar com amor, ter tato ao se comunicar-se

4- O Talento de Fazer cursos de pintura, instrumento, culinária ou vendas e terminá-lo. É o talento da auto disciplina.

5- O Talento de Forrar seus próprios móveis e Costurar suas roupas

6- O Talento de Chegar na hora certa, o da Pontualidade

7- O Talento de Transmitir amor sem palavras, mas com gestos e atitudes

8- O Talento de Saber Ouvir

9- O Talento de Fazer uma boa comida

10-O Talento de ser Carinhosa

11-O Talento de Dar Presentes

12- O Talento de Escrever

13- O Talento de Comunicar-se bem

14- O Talento de Dividir o que tem

15- O Talento de Servir

16- O Talento de Cuidar do Jardim e plantas

17- O Talento de Cuidar e amar os animais

18-O Talento de Encorajar, Animar e Elogiar as pessoas

19- O Talento de Ensinar crianças

20-O Talento de Cuidar de idosos                                                                 21- Os outros talentos que você conhece bem: tocar um instrumento musical, cantar, artesanato, construir, desenhar, pescar, dirigir carro ou moto, administrar, aconselhar, dar palestras e muitos mais outros.

Basta você ler esta lista, quem sabe descobre um que ainda não sabia que era um talento ou faça uma lista sua e vai escrevendo tudo o que gosta, o que deixa os outros felizes, o que te dá mais prazer e o que faz com muita facilidade. E lendo sua lista, você vai conhecer ou reconhecer seus talentos.

Vou terminar aqui falando um pouco dos meus talentos que fui descobrindo ao longo dos anos.

Eu sou uma mulher alegre e sempre levo alegria para os ambientes que vou. Sou bondosa e amorosa. Gosto de cumprimentar as pessoas, abraçá-las, elogiar e dar beijos. Escrevo cartinhas amorosas e enfeitadas para os amigos. Sempre estou pensando em dar um presentinho para alegrar algum coração. Sempre que vou às compras, sou atenciosa com o vendedor, caixa e com os atendentes. Gosto de falar coisas agradáveis.

Sou comunicativa, gosto de falar em público, fazer programa de rádio e dar palestras. Por isso já trabalhei em rádio, dei palestras em chás para mulheres e fiz pregações em Igrejas.

Sou criativa, gosto de escrever cartas, e-mail, estudos, artigos e livros. Por isso estou fazendo um blog, escrevi apostilas de estudos práticos da Bíblia, um livro, artigos para jornais de escola e Igreja e estou escrevi um livro.

Gosto de estar no meio das pessoas simples, excluidas e carentes e servi-las e por isso cursei a faculdade de Serviço Social.

Ainda não sei cantar, tocar instrumento e nem trabalhos manuais.....mas me descobri na área dos relacionamentos e dentro destes, vi que tenho muitos talentos.

Já não sou aquela garotinha triste que achava que não tinha dons, sou uma mulher madura que tem dons e sabe quais são e principalmente usá-los nos momentos adequados. Também aprendi que os talentos se descobrem em toda a nossa vida. Então estou aqui ainda na pesquisa de novos talentos ou daqueles que ainda estão escondidos dentro da minha alma.

Eu sei que Deus deu a você uns talentos especiais. E o apóstolo Pedro diz na sua primeira carta no capítulo 4:2 " Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de estarem utilizando para se ajudarem mutuamente, transmitindo aos outros a muitas espédieis de bençãos de Deus".

Vamos então usar nossos talentos para interagir com pessoas, levar mudanças nas vidas destas e sermos usados para ajudar nossa sociedade tão carente e doente de amor.

Nenhum comentário: