segunda-feira, 27 de outubro de 2008

UM APELO





O SERTANEJO BRASILEIRO (por Thomas Gregory)





Por que precisamos de missionários: "Somos 19 milhões de brasileiros, 10% da população total. Em mais de 10.000 povoados, a presença de cristãos verdadeiros é abaixo de 1%. Em toda nossa população, não há mais de 5% de presença de irmãos...e os que tem, são na maioria radicais, exclusivistas, "criadores de causos" e religiosos....de Jesus mesmo, "quase não se lembra, não"!!!!
Nosso clima: Quente entre 35-43 C na maior parte do tempo. De Fevereiro à Maio, se formos agraciados pelo Deus bom, temos o INVERNO, quando dá para plantar. Mas temos que guardar água nas cisternas....senão vamos passar fome....o gado vai morrer.... a noite o sertão fica "fresquinho" e quando é tempo de lua cheia....a noite fica linda.
Nossa família: Já foi tempo que tínhamos uma filharada, 5, 9 ...10 filhos. Hoje, a vida difícil são dois ou três no máximo. Também tem a pílula ou a mulher liga as trompas. Nossa família abriga um ou dois idosos, e isto é muito bom, pois eles tem o "aposento", que é um salário mínimo, que nos ajuda "acustear" as despesas. Guardamos o milho e fava, um pouco de feijão, farinha de mandioca. O governo nos dá a bolsa família, que na maior parte das vezes não passa de R$100,00. As vezes , tem diária de R$ 8,00 para o trabalho da enxada. Quando temos espaço, criamos galinha, porcos, cabra e até uma vaquiha. A gente não é preguiçoso não, senão trabalhamos mais, é porque falta oportunidades....muitos já migraram para capital e outros para São Paulo ou Rio de Janeiro. Mas a coisa tá feia por lá....só para quem tem estudo e coragem.
Vida Social: Tudo é muito parado, meio sem jeito,"qual" dia quente sem vento. As festas dos Santos Padroeiros é que é o ponto alto. Também tem o São João, a quadrilha, a novena de casa em casa. A radiola é mesmo a nossa companheira do dia....e da noite e a Tv por antena parabólica (globo, globo, globo).
Educação: As crianças estudam nas escolas da prefeitura. Vão de transporte escolar, quando não andam quilômetros apé debaixo de sol e de "chinela". Aprende pouco, aprende não sei porque, pois a chance de emprego....pequena. Precisa de apoio de um político bom.
Negócios: Um mercantil que revende a preço muito alto as mercadorias e muitos pontos de vendas de cachaça!!! Uns galegos que passam aqui vendendo a prestação:panela, espelho, móveis....e a mulher da avon também chega aqui no sertão. O dinheiro é quase nada, os recursos naturais poucos...a gente se encolhe como a vegetação da caatinga: perde o brilho, as folhas quase não resistem ao longo verão. Mas quando cai uma chuvinha: tudo começa a ficar verde!!!!Quem sabe não dava para melhorar a vida?!
Nosso jeito de ser: Gente simples., hospitaleiro, de coração aberto. Cheio de fé nos nossos santos, pela religião, mas marcados pelo sofrimento da vida. Se houvesse oportunidades.........
A política: ainda reinam os coronéis....só mudaram de nome. Nas eleições prometem tudo, compram nossos votos e nossa confiança. Quem não vota neles, perde os empregos: aí 4 a 8 anos de sofrimento. Apesar disso, damos a vida por eles; porque dependemos deles.
Nossa natureza: É o que está aí: caatinga brava. Mas com a falta de dinheiro, ela está sendo destruída para fazer lenha para cozinhar. O sertão esta virando deserto....A água cada vez mais escassa....com o aquecimento global, a coisa ficará pior. Mas quando chove (ou há irrigação) as frutas e verduras são uma beleza!!!!

A nossa vida: A gente vai nascendo, vivendo como dá e está morrendo aqui..... ajuda-nos a trazer esperança!!!!!

Thomas, Carol e Aninha resolveram voltar para a Terra do Sol, Ceará, para nossa cidade de Baturité para interagir com este Homem sertanejo. O seu apelo está ecoando em nossos corações há anos e queremos voltar para a terrinha e fazer algo para inclusão social do sertanejo.

Se você ficou sensibilizado com este apelo do Homem Sertanejo, fique ligado nesta categoria do blog, pois estaremos como família registrando nossos próximos passos.

Nenhum comentário: