sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TORTA A JATO DA KEKA



    TORTA DE BANANA/MAÇà

Ingredientes: 

10 colheres (sopa) de farinha de trigo
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pós
1 xícara de açúcar (chá) com canela - misturado
200 grs de margarina (1 "tubinho")
4 à 6 ovos
banana ou maçã

Modo de fazer: Untar um pirex ou assadeira. Misturar numa vasilha os ingredientes secos, menos a xícara de açúcar com canela. A mistura contém as 10 colheres de farinha de trigo, 10 colheres de açúcar e 1 colher de fermento em pó. Misturar bem, Faça da seguinte maneira: coloque 7 colheres desta mistura seca no pirex untado e espalhar bem. Por cima colocar pedaços ou tiras das bananas ou maçãs cortada. Por cima um pouco da margarina. Mais uma camada: 7 colheres da mistura seca, banana ou maçã e margarina. Mais uma camadas: 7 colheres da mistura seca, banana ou maçã e margarina. Por cima das camadas: Bater os ovos inteiros, bem batidos na batedeira e colocar por cima. Em cima dos ovos polvilhar toda a xícara da mistura de açúcar com canela. Levar ao forno. Fazer o teste do palito. Servir quente ou frio. Fica muito gostoso servindo com sorvete de creme ou chantilly.

História da receita: Essa receita eu aprendi com a minha adorável irmã Keka. Ela é dois anos mais nova que eu, mas tem uma personalidade bem forte, firme e decidida. Por causa do seu temperamento mais fote, sem timidez e muito ousada, ela era a líder entre nós duas. Eu já era uma garota tímida, medrosa, envergonhada, mais dócil e fácil de se lidar. Muitas coisas eu aprendi com ela. No primeiro ano do colegial (ensino médio hoje) eu repeti de ano e fiquei na sua classe. Foi umas das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Esse acontecimento foi de tristeza no início e depois de muita alegria e lucro em muita áreas da minha vida (menos na parte financeira do meu pai). Primeiro lucro, Keka e eu ficamos ítimas durante os 3 anos do colegial. Segundo lucro, conheci o Tommy (meu marido) que era amigo dela. Terceiro lucro, fiza novas amizades, um grupo de amigos que tinham uma visão diferente de lazer: os passeios de final de semana eram andar de bicicleta na Cidade Universitária, excursões ecológicas e muitas reuniões de discussão de filmes, livros e temas atuais e cada dia na casa de um do grupo. Foi por causa da minha irmã minha vida mudou, pois fiquei mais ousada, decidida e ativa. Agora que apresentei minha irmã, essa receita ela aprendeu na escola que estudávamos e sempre fazia em nossa casa quando éramos solteiras. Desde que casei, faço essa receita com banana, e ela se tornou famosa e constante na minha mesa. No Ceará, morei numa fazenda de banana, na cidade de Aratuba e semanalmente fazia esta receita.

Nenhum comentário: