quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SENDO INSTRUMENTOS DE AMOR PARA SERVIR


ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO " SENHOR, FAZE DE MIM UM INSTRUMENTO DA PAZ, ONDE HOUVER ÓDIO, QUE EU SEMEIE O AMOR, ONDE HOUVER DANO, QUE EU SEMEIE O PERDÃO, ONDE HOUVER DÚVIDA, QUE EU SEMEIE A FÉ, ONDE HOUVER DESESPERO, QUE EU SEMEIE A LUZ E ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU SEMEIE A ALEGRIA".


Ao invés de olhar o mundo necessitado ao nosso redor e queixar-se das desgraças; em vez de ler as notícias e só se lamentar; ao invés de criticar o governo, políticos e a sociedade....devemos tomar uma atitude!!!

Fazer algo a respeito das necessidades que estamos observando. Ter a consciência limpa diante de tanta desgraça social. Estamos neste mundo como parceiros de Deus para satisfazer as necessidades das pessoas, nossos semelhantes. Estamos aqui no mundo para oferecer soluções onde há problemas que parecem insolúveis. Para trazer alegria e felicidade no meio de tristezas e angustias.

Deus está te chamando para fazer a diferença na sua escola, no seu trabalho, no seu bairro e sua cidade e no nosso país. Deus está te chamando para fazer uma nova história para nossa sociedade.

Deus está te chamando para ser cristão e não um religioso. Ser cristão é ser um Cristo aqui na terra. É fazer o que ele fazia enquanto esteve aqui na terra. O que ele fazia?
Primeiro ele andava com pessoas e não fazia atividades religiosas. Ele vivia no meio do povo sofredor, pobre, miserável e também dos ricos que queriam ser humildes de coração. O que ele não fazia, era ficar o dia todo em oração, ensaiando louvores e cantando o tempo todo, arrumando a Igreja, dando seminários, fazendo cultos organizados dentro do templo, fazendo reuniões administrativas em escritórios, exortando o tempo todo os irmãos, colocando jugo na vida das pessoas....ele não foi religioso e ainda criticava os religiosos, que eram os fariseus da época.

Você é um cristão voltado totalmente para as pessoas e suas necessidades ou um religioso voltado para sua Igreja, sua denominação e suas atividades eclesiásticas?

Eu o convido para uma reflexão: O que Jesus veio fazer na terra? Como ele o fez?

Se você quer imitá-lo, então deixe o serviço religioso e se converta num cristão verdadeiro e vá paras as ruas.....comece a pensar com a mente de Cristo, amar como o coração de Cristo e ajudar as pessoas com as mãos de Cristo. É só usar todas as habilidades, talentos e dons que Deus te deu e aproveitar as oportunidades que aparecem na sua frente. Muitas pessoas feridas na alma, machucadas no coração, presas nas suas angustias, carregando fardos pesados e precisando de um ombro para encostar, de um ouvido para ouvi-lo e de um abraço para abraçá-lo. Você precisa estar com "as antenas ligadas", ter discernimento, pois ao teu lado há muitos que necessitam da sua ajuda. Vamos ser um canal de amor para servir a nossa sociedade carente.

Há também idosos abandonados por seus familiares. Crianças violentadas por suas famílias e doadas para adoção. Jovens presos nas drogas. Homens vencidos pelo alcoolismo. Mães solteiras não tendo aonde morar e como sustentar seus filhos. Mendigos nas ruas e sem uma alma para entende-los e "reencaminha-los". Mulheres agredidas pelos maridos. Adolescentes abusadas sexualmente por um membro de sua família. Crianças vítimas de abusos sexuais e de violência física. Casais divorciando porque ninguém teve tempo de ouvi-los. Crianças analfabetas. Pessoas desempregadas. Jovens desqualificados profissionalmente. Gente faminta. Pessoas sem casa, desabrigados.

Enfim, muito sofrimento perto da nossa casa, na nossa cidade e em todo Brasil. E o que estamos fazendo? Vamos soltar os talentos que temos dentro de nós e começar a servir ao próximo. Você pode usar sua profissão, uma vez por semana e ser voluntário numa instituição. Ou gastar algumas horas para ouvir uma pessoa que sofre, chorar com ela, dar seu ombro amigo e abraçar sua causa e sua vida. Dar aula de reforço escolar para crianças e jovens que não tem condições de pagar. Pagar uma escola particular para uma criança que seus pais nunca poderiam faze-lo e investir na educação dela. Ir na casa de um idoso ou cego e ler um livro. Visitar um deficiente físico e fazer companhia. Você pode ser voluntário num hospital, presídio, abrigo para idosos ou crianças abandonadas....Dar roupas, produtos de higiene, móveis, dinheiro para instituições já organizadas. Use a sua criatividade e comece amanhã a dar, doar-se e servir.

MADRE TEREZA DISSE: " SE, AS VEZES, PESSOAS TIVEREM QUE MORRER DE FOME, NÃO É PORQUE DEUS NÃO SE IMPORTOU COM ELAS, MAS PORQUE VOCÊ E EU NADA DEMOS, NÃO FOMOS INSTRUMENTOS DE AMOR NAS MÃOS DE DEUS, PARA LHES DAR AQUELE PÃO, PARA LHES DAR AQUELAS ROUPAS, PORQUE MAIS UMA VEZ DEIXAMOS DE RECONHECE-LO QUANDO JESUS VEIO NUM DISFARCE DE TRISTEZA SEM LAR, A PROCURA DE ABRIGO".

Um comentário:

miri disse...

nossa, carol... essa palavra mexeu muitooooo comigo. vou meditar bastante nisso tudo. brigada mesmo.

;*