quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OS ESPELHOS

           
              OS ESPELHOS





" E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2 Corítios 3:18

Há espelhos dentro de nós que distorcem a idéia que temos de nós mesmos. Vamos ver alguns deles:

1- O espelho do passado


São as experiências dolorosas que destroem nossa vida. Trazendo mágoas, culpa, pessimismo, mentiras e abaixando nossa auto estima. Ficamos amarrados dentro do que enxergamos no passado e não conseguimos enxergar a realidade presente e nem sonhar com o futuro.

Eu mesmo já olhei para este espelho e só enxergava um lado da história vivida no passado e com certeza, o lado ruim. A parte que me machucava e isto foi trazendo para minha vida mágoas, culpa e escurecendo as perspectivas de um futuro melhor.

2- O Espelho da auto-promoção

É uma busca de ter uma imagem que não é nossa (uma distorção da verdade). Imitamos pessoas e falamos o que elas dizem e fazemos o que elas fazem. Tentamos ser a nossa mãe, pai, amiga, pastor, líder religioso, chefe ou algum ídolo. Ou uma busca incansável de talentos ou temperamentos que não são meus: tentar ser intelectual, sábia, sensível, elegante, rica, poderosa, famosa, cantora, artista, líder, dona de negócio e outros que não são "minha praia". Daí busco, busco e não satisfaço com a imagem nova que adquiri, pois ela não é real, não é a minha imagem. Vem uma insatisfação com minha vida. No futuro posso adoecer emocionalmente, pois estou esforçando-me demasiadamente em ser aquilo que não sou.

Este espelho também me pertenceu. Queria ser uma mulher vitoriosa e fui buscar o ideal em pessoas que estimava e forcei durante anos, ser algo que não era. Vivi o espelho da ilusão e claro que fui me auto promovendo para mim mesmo e para outros.

3- O Espelho da religiosidade


Onde nos vemos super espirituais, com dons e talentos fantásticos. Nos sentimos ungidos, com um ministério de alcance...uma pessoa bem capacitada dos dons espirituais. Mas, se enxergarmos a realidade, somos casca, uma forma espiritual linda por fora e por dentro não somos nada daquilo que imaginamos ser. O super espiritual sempre é a mais justo, dizendo que pode fazer todas as coisas, faz orações com "chavões" religiosos, sempre está exortando os irmãos da Igreja, torna-se uma pessoa muito dura no falar.

Também vivi a realidade deste espelho, fui muito religiosa e conhecia uma vida cristã que buscava viver uma pessoa super espiritual, trabalhar para uma instituição e fazer-la crescer e usar os cultos e reuniões como "show gospel". Crendo que todo cristão tem que fazer acontecer, pois senão, não tem o Espírito Santo dentro de si.

4- O Espelho da derrota

Onde nos vemos derrotados por tudo. Olhamos ao redor, e vemos tudo na cor cinza e preto. Não conseguimos crê que nossa situação vai melhorar. A nossa fé vai diminuindo. Um espelho que reflete derrota continua.

Esse foi o último espelho que me deparei e foi num momento em que descobri que era portadora de uma doença crônica, fibriomialgia e Síndrome da Fadiga Crônica. Olhava o espelho da derrota, da auto-compaixão, da depressão, da incapacidade, da humilhação e as cores que via no reflexo foram ficando escuras.

5- O Espelho da Glória de Deus

Este é o espelho de Deus na nossa vida. Este reflete a Glória de Deus. Este nos mostra que não estamos ainda prontos, pois estamos em constante transformação. O Espírito Santo que mora dentro de nós vai nos transformando nossas vidas dia a dia segundo a imagem de Jesus Cristo. O que já somos vem da Graça de Deus.

Após ter experimentado na minha vida os 4 espelhos acima, graças ao meu querido Deus, fui levada a ficar de frente a este espelho, onde pude entender que estava olhando espelhos mentirosos e que este era o verdadeiro para a minha vida. Tive que tomar uma posição ativa, de deixar os 4 espelhos e conquistar o quinto espelho, que era o que Deus tinha planejado para a minha vida. Essa conquista necessitou da minha vontade de querer trocar os espelhos e da minha fé no que o Deus da Graça iria fazer depois da minha decisão.

COMO É ESTE ESPELHO?


É o verdadeiro, pois mostra a nossa verdadeira imagem e o que poderemos ser com a ajuda de Deus.

QUAIS SÃO AS CHAVES DESTE ESPELHO?


1) Saber que Deus nos ama e é nosso Pai.
1 João 3:1 " Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos filhos de Deus."

2) Deixar o nosso passado para trás. Cortar o passado. Começar a viver o presente. Ter sonhos com o futuro. Seremos livres do passado, mas usaremos as experiências para crescermos na nossa vida e abençoarmos as pessoas.
Romanos 8:28 " Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

3) Aprender a se renovar em Deus
2 Coríntios 5:17 "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Renovar a mente, as emoções, enfim, toda nossa vida. Se ainda temos angustia, ódio de alguém, falta de perdão, desânimo, amargura, pessimismo e outras dificuldades da vida....podemos colocar diante de Deus e pedir que Ele venha a iniciar uma transformação total em nossas vidas.

Podemos fazer a nossa parte: ler a Palavra de Deus, pois ela tem poder de renovar nossa mente (modo de pensar); ter o hábito de dar graças à Deus todos os dias pelo que fez e o que não fez; ter uma vida de prática do louvor (aprovar o que Deus está fazendo em nossas vidas ( sendo boas ou não, ao nosso ver) e se for necessário fazer uma terapia ou participar de um grupo de ajuda mútua.

E AGORA?

Vamos quebrar os 4 espelhos mentirosos, que tem distorcido nossa imagem e buscar o espelho que reflete a Glória de Deus em nossas vidas?

E EU?

Quebrei os 4 espelhos mentirosos e parti para conquistar o quinto espelho, que é o da Glória de Deus. O início foi com a minha vontade de olhar para dentro da minha vida e optar pela transformação. Usei a Palavra de Deus, a prática do louvor e ações de graças constantes e procurei uma psicóloga para ajudar-me neste processo.

Já estou no quinto espelho, refletindo a Glória de Deus, mas ainda em processo, pois as transformações são lentas. Mas está valendo a pena.

Você não quer?

Então dê o primeiro passo: estar a fim de olhar para a verdade dentro de você e para a glória de Deus....as outras etapas vão acontecendo dia a dia.

Nenhum comentário: